quinta-feira, 16 de junho de 2016

O FATOR ESPERANÇA


Cada dia que nasce é um novo recomeço, a todos nós.
Como nunca, temos de aprender a renascer perante os obstáculos do momento.
É certo que ha horas em que sentimo-nos sufocados, e por isso mesmo precisamos encontrar ar novo para os "pulmões" da alma.
Necessitamos de inspiração e relevante fé para superação.
Superação, principalmente, de nós mesmos.
Nos deparamos, diariamente, com muitos corações desenganados.
Há muita tristeza e desanimo envolvendo os sentimentos.
Há um descredito dos valores e da confiança na vitoria do bem.
Isso adoece e corrompe as melhores forças do ser.
Espalha angustia e depressão nos campos da alma.
Por isso, é hora de agirmos como agentes saneadores desses "miasmas" que tomam contam da atmosfera dos seres e das sociedades.
Devemos ser mensageiros da coragem, da paciência e da esperança, a onde a Vida nos convocar.
Mas como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… (...) Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.
Quem também destaca essa energia como decisiva para a transformação dos problemas, é o querido Chico Xavier. 
Numa das famosas reuniões a sombra do abacateiro, em Uberaba, onde corações sofridos se reuniam à Luz do Evangelho, Chico falava, magnetizando em ternura e bondade.
Exaltando o valor da Doutrina Espírita ponderou que, quase todos nós, diariamente, sofremos pequenos traumatismos, e que, somados, no fim da semana representam uma carga muito grande, exigindo que “a pessoa tem que mostrar não apenas estrutura, mas também infra-estrutura”. 
Com os olhos fitos no Alto, Chico continua: “A infra-estrutura é a confiança em Deus. Devermos ter o nosso íntimo iluminado pelo Poder Supremo que nos governa. Precisamos criar o fator esperança, ter paciência; a paciência que descobre caminhos, sem alarde, para ajudar os outros e a nós mesmos...” 
Todos estavam embevecidos com a sua dissertação que, segundo sua própria expressão, reflete o pensamento do Espirito Emmanuel. 
Criar o fator esperança!... 
Sim, a esperança é uma força, um fator de vitória...
E desenvolvendo essa estrela em nosso intimo, iremos irradiar novas capacidades. Haveremos de inspirar outros corações, a fim que também descubram o poder oculto que possuem.
Não ha fatalidade no mal. Todos podemos modificar, em conjunto, o caminho de nossa sociedade.
Como dizia Gonzaguinha em uma de suas canções: "Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs... Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar! Fé na vida Fé no homem, fé no que virá! Nós podemos tudo... Nós podemos mais... Vamos lá fazer o que será!"
Conseguiremos irradiar o bem, de forma tão intensa, que toda sombra ha de desaparecer perante uma Nova Era, que se inicia na tua benevolência, carregada de Esperanças!

                            Semente do amanhã (Nunca pare de sonhar) - Gonzaguinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário