sábado, 20 de agosto de 2016

EXISTEM ESPÍRITOS?

Sim...
Comum é ouvirmos indagação como esta do titulo.
Embora grande parte da população do globo siga uma ou outra filiação religiosa, sendo assim, espiritualistas, ainda ha da parte de muitos a duvida dessa realidade: Há nos seres algo além da matéria em si.
Existe um principio independente do organismo físico?
As experiencias que temos vivenciado, desde a infância, nos confirmam este fato.
A convivência com nosso pai, espirita e médium, nos demonstrou inúmeros fenômenos, que somente a imortalidade do ser explica.
Quantas vezes pessoas sofridas, algumas já a longo tempo sendo amparadas por recursos médicos, vinham em nosso lar em busca de preces e alivio. Recordo como se fosse ocorrido neste instante, ele impor as mãos sobre suas cabeças, após uma prece sentida, transmitindo-lhes amoroso magnetismo através do conhecido passe, tão usado nas casas espiritas.
Logo em seguida, elas já se mostravam bem mais dispostas, animadas, revigoradas mesmo. Muitas dessas vezes nosso pai relatava a origem do problema de saúde, o órgão que estava necessitado de cuidados, e quantas relatavam mais tarde confirmando o fato e a melhora das mesmas.
Perguntava a ele como isso era possível, como ele sabia, como ele via o problema da pessoa e ele dizia que com os "olhos da alma", ou outras tantas vezes através do concurso de amigos de luz que se faziam presentes ao lado dos aflitos. Seres que não captava com meus olhos físicos, mas que tantas e tantas vezes se  faziam presentes em socorro as dores alheias.
Mais tarde, me debruçando nas obras espiritas de sua estante, fui compreendendo que realmente somos mais do que os olhos veem. Não somos a carne, os nervos, ossos, órgãos... somos o Espirito Imortal que comanda e coordena esse veiculo material que chamamos corpo.
Em o Livro dos Médiuns, assim Allan Kardec aborda o assunto no 1º capitulo: "A causa principal da dúvida sobre a existência dos Espíritos é a ignorância da sua verdadeira natureza. Imaginam-se os Espíritos como seres à parte na Criação, sem nenhuma prova da sua necessidade. Muitas pessoas só concedem os Espíritos através das estórias fantasiosas que ouviram em crianças, mais ou menos como as que conhecem História pelos romances. Não procuram saber se essas estórias, desprovidas do pitoresco, podem revelar um fundo verdadeiro, ao lado do absurdo que as choca. (...) 
Seja qual for à ideia que se faça dos Espíritos, a crença na sua existência decorre necessariamente do fato de haver um princípio inteligente no Universo, além da matéria. Essa crença é incompatível com a negação absoluta do referido princípio. Partimos, pois, da aceitação da existência, sobrevivência e individualidade da alma, de que o Espiritualismo em geral nos oferece a demonstração teórica dogmática, e o Espiritismo a demonstração experimental."
E dentro desses fatos experimentais, não podemos recusar as experiencias de homens e mulheres dignos e honrados, como William Crookes, Charles Richet, Elizabeth D'Esperance, Luis Almeida, Herculano Pires, Ian Stevenson, Hernani Guimarães Andrade e muitos outros que com toda seriedade pesquisaram o assunto, com todo critério cientifico, afirmando o Espirito como a grande realidade humana.
Trazendo mais perto de nós, como não citar o inesquecível Chico Xavier, médium e homem extraordinário, que nos trouxe experiencias luminosas nesse campo. 
Certa vez, estando nosso estimado Chico em São Paulo, aproveitou para fazer uma visita de rotina ao seu médico oftalmologista, Dr. Nadir Sáfadi, que vinha cuidando de suas dificuldades de ordem visual.
O respeitado médico examinava as órbitas oculares de Chico com toda a atenção e cuidado que a profissão exige, quando soltou-lhe, à queima-roupa, a seguinte questão:
— Chico, me diga uma coisa, você vê mesmo os espíritos? Ao que Chico respondeu, prontamente:
— Vejo, sim, senhor, Dr. Nadir. É verdade que trago comigo a faculdade mediúnica da vidência!
O médico, curioso, retrucou-lhe:
— Mas como é que enxerga os espíritos com estes olhos, assim, tão debilitados`? Você os vê com estes olhos mesmo?
— Ah, não senhor. A mediunidade vidente não depende dos olhos do corpo físico. O assunto nos exige muito estudo, disse-lhe o Chico.
— Então, me diga se está vendo algum espírito aqui, em meu consultório, Chico.
— Eu confirmo que estou vendo um Espírito aqui conosco, Dr. Nadir.
— Mas, então, diga-me, Chico, quem é que está aqui? Qual o nome dele?
Chico parou por um momento, meio desconcertado. O espírito já havia se identificado, mas o estimado médium vacilava entre aceitar ou não aquele nome tão incomum. “Afinal — pensava Chico — — será que estou sendo vítima de alguma chacota dos Espíritos? Não me lembro de ter ouvido este nome antes, um nome assim tão estranho, me fazendo lembrar a figura da cebola! Meu Deus, que fazer?”
Tudo isso pensava silenciosamente o médium, deixando Dr. Nadir na expectativa da resposta.
Ante a sua insistência, Chico respondeu, afinal:
— Ele está me dizendo chamar-se Senobelino Serra. Diz ter sido natural de São José do Rio Preto. Dr. Senobelino Serra.
— Oh, Chico, não me diga que ele está aqui conosco! — espantou-se o Dr. Nadir. — Dr. Senobelino Serra foi meu professor, foi muito amigo meu!
Mais aliviado com a confirmação da identidade espiritual, Chico completou:
— Pois, então, é ele mesmo, Dr. Nadir. Ele está me dizendo que foi designado pela Espiritualidade Maior para ajudar o senhor na profissão de médico oftalmologista, juntamente com outros amigos, porque o senhor ajuda muita gente aqui no consultório, Dr. Nadir!
Visivelmente emocionado, o médico nada mais perguntou.
Nas palavras de Allan Kardec: "Como vemos, as almas que povoam o espaço são precisamente o que chamamos de Espíritos. Assim, os Espíritos são apenas as almas humanas, despojadas do seu invólucro corporal."
São relatos assim, que nos fazem mais profundamente meditar sobre quem de fato somos e nosso papel dentro da Vida. Sem misticismo e sem toques de sobrenatural, o Espiritismo nos conclama a estudarmos o sentido mais profundo de nós mesmos. 
Sentido que todas as religiões, de um modo ou outro, também possuem em seus princípios. E que o Espiritismo somente vem reforçar e clarear, elevando as palavras do próprio Cristo aos nossos corações:

O espírito é que vivifica, a carne para nada serve. (João 6:63)

Nenhum comentário:

Postar um comentário